A Vida Secreta de Walter Mitty

Título Original- The Secret Life of Walter Mitty
Título Nacional- A Vida Secreta de Walter Mitty
Diretor– Ben Stiller
Roteiro– Steve Conrad/James Thurber
Gênero– Comédia/Drama/Aventura
Ano- 2013

– Viver a vida…

Ben Stiller (Walter Mitty) é mais conhecido por suas comédias, mas ele vem buscando misturar um pouco os conceitos em algumas produções, tentando conferir um “algo mais” aos seus trabalhos. Neste projeto recém-lançado no Brasil, mais uma vez, ele demonstra que é muito melhor fazer um bom filme por ano, do que dúzias de porcarias, a despeito de seu colega Adam Sandler. O que aproxima os dois ao mesmo tempo os distancia, a comédia. Enquanto Sandler é adepto do quanto mais melhor, Stiller aos poucos vem utilizando a tática inversa, conseguindo, dessa maneira resultados muito mais interessantes. Adaptada do conto de James Thurber (que já conta com uma versão da década de 70), essa história curiosa sobre um homem que usa sua imaginação para fugir de seus bloqueios, continua até hoje bem atual.

Walter Mitty é um cara normal, com um emprego bom, mas pouco destacado e que por conta de sua acomodação passou a viver numa rotina que o limitou. Isso afetou sua autoestima fazendo com que ele se enxergue menos do que pode ser. Quando sua empresa passa por uma reestruturação, toda aquela realidade simplória e repetitiva a qual ele se acostumou sofrerá muitas mudanças e ele também não terá como escapar dessa transição. Encarnando o diretor responsável por este processo, Adam Scott (Ted Hendricks) é o típico executivo que só se preocupa com a eficiência, não importando como ele a tenha que atingir. Ele será o responsável pela reorganização e será uma espécie de tormento na vida de Walter.

Quando a responsabilidade pela capa da última edição da revista Life (onde Walter trabalha) fica sob a responsabilidade de Mitty, ele terá que encarar este desafio e isso irá proporcionar uma mudança radical em sua vida. É esta aventura que o longa tenta contar através de bons momentos de diversão. Contudo, o que se preza aqui são as pequenas mensagens de aproveitar a vida enquanto ainda é tempo, nunca desistir frente os desafios e, num plano acima, o debate sobre a revolução que os meios online estão causando no mercado de comunicações. A revista Life é o marco utilizado para representar o outro lado destas mudanças e como tudo isso afeta aqueles que dedicam suas vidas ao trabalho.

O resultado é um filme muito interessante e bem trabalhado, sem sobras notáveis, bem equilibrado. Talvez fique devendo um pouco no plano das interpretações, Stiller continua ótimo, mas os outros atores estão um pouco mais voltados para o lado da comédia e às vezes isso tira um pouco da seriedade, dando a entender que nada daquilo é muito importante. Mesmo com estes pontos um tanto mal trabalhados esta obra consegue misturar muitos elementos de forma acertada e cativa o espectador no seu momento final, deixando uma mensagem muito rica a respeito do que realmente importa. Como será interpretada dependerá do olhar de cada um que assistir.

Intensidade da força: 8,0

Uma opinião sobre “A Vida Secreta de Walter Mitty”

Deixe seu comentário