O Verão da Minha Vida

Título Original– The Way Way Back
Título Nacional– O Verão da Minha Vida
Diretor– Nat Faxon/Jim Rash
Roteiro– Nat Faxon/Jim Rash
Gênero– Comédia/Drama
Ano– 2013

– Lá atrás ficam as lições…

O título em português banalizou e minimizou este bom filme que chegou aos cinemas recentemente. Com uma mistura de comédia e algum drama, ele consegue apresentar um resultado positivo e equilibrado sobre o que importa mesmo para o futuro de uma pessoa. Sem utilizar os exageros típicos das comédias recentes, aqui se prioriza os pequenos momentos e como eles podem ser determinantes para a formação de um adulto.

O jovem Duncan (Liam James) é o retrato de muitos garotos dos dias de hoje em que a pressão do meio social afasta mais e mais o contato humano, prezando relações à distância. Incomodado com a nova situação imposta pela mãe, Pam (Toni Collette), ele não consegue lidar bem com o novo namorado dela, Trent (Steve Carell), que aparenta ser uma pessoa quando está com a namorada e outra quando interage com o filho. Trent tem uma filha, Steph (Zoe Levin), que já é meio que reflexo de como o pai lida com a educação dos mais jovens.

Quando a viagem para uma cidade de veraneio se inicia parecia que nada podia piorar para Duncan, mas era só o começo. Totalmente deslocado e desconfortável com o ambiente, ele se isola ainda mais dos demais até que desperta a atenção do bon vivant Owen (Sam Rockwell) que resolve ajudar o infeliz garoto a ter um verão um pouco mais aprazível. E como isso ele fará bem ao protagonista que irá descobrir-se muito mais do que ele mesmo imagina e aprenderá a desenvolver sua auto estima de forma mais convicta.

O Verão de Minha Vida se funda em simples lições, como mostrar que cuidado, carinho e atenção podem ajudar outra pessoa a se abrir para o mundo e assim vislumbrar um futuro melhor. Com atuações competentes de todos os envolvidos, este é um filme cativante e singelo que fará o espectador rir e ao mesmo tempo se emocionar com dramas reais e atuais que afligem as famílias não só americanas, como de outros lugares. Uma ótima pedida para ser vista, pois consegue tratar de assuntos, às vezes tão delicados, como extrema leveza e propriedade.

Intensidade da força: 8,0

Deixe seu comentário