9 – A Salvação

Título Original – 9

Título Nacional – 9 – A Salvação
Diretor – Shane Acker
Roteiro – Pamela Pettler/Shane Acker
Gênero – Animação/Ficção/Aventura
Ano – 2009
– Muito charmoso… 

Aqui se trata de um filme muito agradável de assistir, ótimo para uma diversão rápida e sem maiores expectativas. Esse é 9, filme de Shane Acker que tem Tim Burton (Sweeney Todd, Batman) e Timur Bekmambetov (Procurado) na produção. O filme conta a famosa técnica stop motion que Tim Burton domina como ninguém e nesse filme dá um show mais uma vez. Os bonequinhos são muito simpáticos e curiosos e dão uma ar todo especial a película. O filme não é pretensioso nem tenta galgar grandes feitos, tem um cunho de divertir com boa qualidade num contexto um pouco menos trivial e bobo do que as animações costumam ser. Um ponto que vale ressalva é que aqui no Brasil o filme foi veiculado com grande cartaz como se fosse um de Tim Burton e não é esse o caso. Dá para se notar a mão do diretor no longa, mas também se percebe que não é uma produção só dele. Ótimo foi poder ver o trailer de Alice antes do filme. 
Na história temos um mundo fictício em que as máquinas dominaram tudo, mas que no começo fica confuso, pois é tudo muito rápido e sem maiores explicações. O bonequinho de pano de nome 9 acorda e não entende muito bem como as coisas funcionam e o que está fazendo ali. Logo ele encontra outro semelhante, 2. Imediatamente depois, 2 é atacado e capturado e 9 fica mais uma vez perdido naquele mundo hostil e que nada conhece. Durante suas andanças ele é resgatado por outro coleguinha de pano de número 5 e é levado para um abrigo onde estão outros bonequinhos sob a liderança do covarde 1. Ainda preocupados com o destino de 2, eles se arriscam num resgate e a partir daí as coisas começam a ser melhor esclarecidas sobre aquela realidade.
É fato que a forma escolhida para contar os eventos não foi a melhor, pois tudo termina ficando um pouco corrido e se você piscar irá perder eventos e não poderá juntar o quebra-cabeças que permitiria uma melhor compreensão dos eventos passados e como tudo caminhou até aquele estágio apresentado no longa. Não precisava um esclarecimento completo no início, mas deixar todo mundo voando sem nenhuma noção de nada pode levar a um desinteresse e falta de paciência, até porque a sequência de acontecimentos não leva a uma expectativa de que as coisas serão esclarecidas devidamente. Ainda assim, ao final, ficam pontas soltas que acredito terem sido intencionais, mas que ficaram muito desconexas dificultando a criação de alguma teoria que explicasse tudo mais claramente.
O filme é uma animação mais adulta, não tem muitos momentos cômicos, portanto é pouco indicada para crianças. Ainda mais pela narrativa difícil, menores não irão compreender bem muitos fatos, talvez por isso não tenha sido um grande estrondo de bilheteria por aqui, mas tecnicamente o filme é muito bom. A qualidade da animação é excelente com pequenos momentos de slowdown perceptíveis, no mais é tudo muito fluido e convincente. Os bonequinhos são muito bem bolados e a ideia de que cada um representa um aspecto do comportamento humano é bem interessante pela forma como é construída a explicação. Apesar de banal e clichê em certos momentos, no geral o filme tem um nível bom e tais elementos não chegam a comprometer o pacote final.
O universo retratado é decadente e destruído e com aspecto meio triste (como Tim Burton costuma apresentar). Alguns elementos lançados são bem interessantes, enquanto outros nem tanto. Por exemplo, a ideia de uma rebelião das máquinas é algo batido e apesar da explicação ser um pouquinho melhor em 9, não chega a salvar por completo. Ainda assim se trata de um filme muito interessante e que consegue divertir. Aparentemente não vem fazendo o mesmo sucesso que fez nos EUA em que conseguiu mais de $100 milhões, algo esperado, pois o filme não é engraçado, afastando crianças e famílias que poderiam ir assistir. Já os adultos, como de costume, não vão se mobilizar muito para assistir por ser uma animação, mas se você não liga para o que os outros fazem ou deixam de fazer 9 é um filme que poderá lhe proporcionar ótimos momentos.
Intensidade da Força: 7,0

Deixe seu comentário