Era do Gelo 3

Título Original- Ice Age: Dawn of the Dinosaurs
Título Nacional– Era do Gelo 3
Diretor– Carlos Saldanha/Mike Thurmeier
Roteiro– Yoni Brenner
Gênero- Animação/Comédia
Ano- 2009

– Nem é tão frio assim…

Talvez tenha sido o Era do Gelo mais quente de todos feitos até então. O filme se passa em boa parte num vale subterrâneo onde se encontram reminiscências dos dinossauros que a trupe composta por Manny, Ellie, Diego e Sid acreditava estar extinta. O filme ainda conta com o “plus” de ter a opção de poder ser visto em 3D o que agrega ainda mais à exibição. É verdade que a experiência 3D é interessante e dá um “ar” diferente do tradicional, mas, sinceramente, não é tudo aquilo mais que se imagina num primeiro momento.

A história é rasinha, mas para o que o filme se propõe é muito adequada e consegue divertir de bom tamanho. O filme também conta com uma boa evolução na animação, agora mais fluida e natural do que nos outros (vista de que os estúdios já olham com mais carinho para a produção do que antes). A participação de mais 2 novos personagens na história também dá um vigor e refresco que a franquia já precisava, visto que não se tinha mais muito o que se explorar da tríade principal (Manny, Diego e Sid), bem como do esquilo Scrat.

Dessa vez Manny está esperando um filhote com Ellie (a mamute fêmea do Era do Gelo 2) e está mais nervoso do que a mamãezona de primeira viagem. Enquanto isso, Diego começa a repensar o jeito de vida tranqüilo do grupo e a perda do seu instinto básico, já Sid continua o mesmo idiota sem graça de sempre. Aliás, tá aí um dos erros de Era do Gelo e de algumas animações compostas por vários membros. Sempre tem algum imbeciloíde na trama, responsáveis pelas encrencas em que todos terminam se metendo. Só que nem sempre é divertido ser “100%” do tempo um idiota, na verdade, torra a paciência.

Assim como Diego, Sid também está repensando as coisas (se ele é capaz disso…) e termina encontrando uns ovos a que se apega rapidamente. Os ovos eclodem depois de um tempo e os bebes dinossauros vem à vida e Sid faz papel de mãe deles. Muitas cenas desse começo do filme são bem divertidas e inspiradas, contribuindo para bons momentos e boas risadas. Nesse meio tempo Scrat conhece uma esquilo fêmea (Scratte) que também quer a mesma coisa que ele (a NOZ!). Certeza de ótimas risadas durante as cenas dos dois, mas em situações menos inspiradas que Era do Gelo 1 e 2.

Os filhotes de dinossauros e Sid continuam causando muito tumulto aos demais até que a verdadeira mãe deles vem pegá-los de volta e leva Sid junto. Daí, começam as aventuras dos demais em busca dele. Ao chegarem no “vale perdido” o qual Sid havia sido levado eles conhecem uma doninha (Buck), esse então é o maior responsável pelos grandes momentos do filme. Não que fosse de escrachar de rir, mas os diálogos de Buck são bem escritos e inspirados em certos momentos, diferentemente dos demais.

Nesse Era do Gelo a trupe original está bem menos divertida que antes, especialmente Sid que ficou muito pateta. Diego faz apenas uma pontinha no filme, Manny deixou o jeitão Shrek de lado e Ellie só está ali para engordar o grupo, mas não acrescenta nada de bom de fato. Por fim se pode concluir que Era do Gelo 3 é filme de altos e baixos, mas predomina mais os bons momentos em boa parte da trama e por isso merece o relativo sucesso que vem fazendo. Não é tão bom quanto o 1 e 2 em termos de desenvolvimento de personagens originais, nem com relação as interatividade entre eles, mas compensa isso com Buck e Scrat.

A experiência de ver em 3D é válida para vocês que nunca tenham visto antes, ou tenham visto há muito tempo, ou se houver em sua cidade muitas salas disponíveis com exibição 3D. Aqui em Salvador, no momento, existe apenas uma e por isso a dificuldade é maior de encontrar um momento de “paz” para assistir a um filme tipicamente infantil nas férias de meio de ano, mas foi possível (numa sessão 22:50). Então se você curte animações e comédias com piadas tradicionais, mas que ainda convencem, Era do Gelo é uma boa pedida e merece sua atenção.

Intensidade da Força: 7,0

Deixe seu comentário